One Piece Live RPG
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 Regras Específicas | Dos Stats, da Experiência e Dos Combates

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Desmond
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MensagemAssunto: Regras Específicas | Dos Stats, da Experiência e Dos Combates   Regras Específicas | Dos Stats, da Experiência e Dos Combates Icon_minitimeDom Nov 16, 2008 5:49 pm

Comecemos pelos Stats.

Há 3 duplas de stats na ficha de um personagem, sendo cada dupla stats diretamente antagônicos. As duplas são : Força - Vigor ; Percepção - Furtividade ; Habilidade - Velocidade.

Estes stats são bases para comparar seu personagem com outros. Um personagem com grande força que enfrentasse um outro com baixo vigor, poderia acabar matando-o, mesmo sem querer. Enquanto um atirador de grande Habilidade poderia acertar uma pessoa, mesmo que ela tivesse uma velocidade razoável. Por outro lado, em um teste de queda-de-braço, valeria apenas quem é o mais forte ( a não ser que o combate se estendesse por mais tempo, quando o de menos vigor começaria a cansar).

Estas 6 grandezas começam com 1 ponto em cada, e 1 ponto para distribuir em qualquer dos 6, apenas. Isso significa que você começa como um(a) humano(a) normal, apenas com um pequeno diferencial em um dos stats. Exceção ao caso de começar-se com um personagem de 12 anos ou menos, onde apenas dois dos stats começarão com 1 ponto, começando os outros quatro com 0.

Porém, como já foi dito, vale relembrar :

Citação :
"Há neste jogo, em sua ficha, uma relação de atributos que chamamos de Stats. Na maioria dos rpgs, esta relação serve para mostrar o quão poderoso é o personagem, dizendo por exemplo, que ter uma força com 4 ptos significaria conseguir erguer 200Kg.

Já neste RPG as coisas não funcionam assim. Os Stats não limitam os atos e realizações de seu personagem, apenas o como ele lida com outros personagens de jogadores. A única coisa que pode limitar o poder de seu personagem em relação ao ambiente é você mesmo. E deve-se fazê-lo com bom senso, ou não serão dados muitos pontos de experiência por suas missões. É obvio que um personagem recém-criado dificilmente levantaria uma pedra de 300Kg, mas um personagem de Grand Line poderia fazê-lo."

Mas como é esta relação de stats ? Simples. Quando dois personagens entrarem em uma queda de braços, por exemplo, vê-se qual o mais forte, e este será o que certamente ganhará a queda-de-braço. Mas isto não significa que ele vai dar mais ou menos dano em uma batalha, pois como veremos, o dano não depende disto.

Então, qual a vantagem de ter stat altos ? A vantagem de tê-los é que o personagem vai tornando-se mais e mais temível com o tempo. Apesar de não dar um dano alto, um personagem com muita força conseguiria jogar um homem normal longe, enfrentar diversos oponentes, além de que alguns ítens podem necessitar de um certo número de stats (apesar de isto ser muito raro além de 2 ptos em algum stat.).

As relações de Stats são as seguintes :

Força : Força bruta. Serve para esmigalhar, quebrar, levantar, partir.

Vigor : Capacidade de resistência. Músculos treinados para aguentar muito tempo sob estresse significam Vigor alto. Um corpo resistente a danos e doenças igualmente.

Percepção : Habilidade de perceber coisas que estejam ao seu redor e rastrear pistas.

Furtividade : Habilidade de esconder-se, andar sem fazer barulho ou sem ser notado. Uma pessoa com altíssima furtividade pode passar em um shopping notado sem que percebam sua presença. Ninjas tem alta furtividade.

Habilidade : Sua capacidade de manipular armas, fazer trabalhos finos, acertar seus golpes, firmeza nas mãos. Médicos e Atiradores tem alta habilidade.

Velocidade : Sua capacidade de desenvolver velocidade em uma corrida, de se esquivar ou bloquear algo um ataque, e o quão rápidos são seus reflexos.


E como aumentar os stats ?

Ganhando experiência. Cada ponto de experiência pode ser usado pelo jogador que o ganhe para aumentar um ponto em qualquer dos stats de seu personagem que deseje. Ganha-se experiência participando de missões e batalhas com outros membros.

Lembrando que este é um RPG de Interpretação pura, então o maior enfoque será sempre na capacidade literária e interpretativa do jogador ^^

Missões eu já sei, que lí no outro tópico, mas e as batalhas ?

Batalhas são travadas no tópico "Combates", ou em missões. Batalhas travadas em missões obviamente podem ser com outro jogador ou com personagens NPC´s ou SNPC´s.

Já as batalhas começadas em um dia-a-dia, de algum jogador/bando que queira se enfrentar, etc, são postadas no tópico "Combates", e o sistema é o mesmo de uma batalha de missão.

O primeiro jogador faz um post, depois o segundo faz outro , descrevendo ataques e defesas, estratégias e o combate como o todo. Novamente temos de dar enfoque para dois aspectos importantes. O Auto-Hit e as Mortes.


Citação :
Das Mortes e Prisões

No One Piece Live RPG não existem mortes de personagens, a não ser que o jogador que o controla assim deseje. Uma prisão significará que o personagem perde a recompensa por sua cabeça, e foge da marinha, a menos que deseje ser executado.

Também não há danos permanentes. Um personagem pode perfeitamente perder um braço, ficar cego, etc, mas apenas se o jogador dono deste assim quiser. De outrem, seus ferimentos hão de recuperar-se como acontece com os personagens do anime/mangá.


Do Auto-Hit

Como já dito, o vencedor de uma batalha será aquele que melhor interpretar seu personagem e a situação com a qual ele lida. Em caso de lutas de bandos, será vencedor aquele que tiver melhor interpretação como um todo.

Neste contexto, não é necessário acertar o inimigo para vencer.

Como assim não é preciso acertar o inimigo ???!!!!!

Simples , não é. Neste RPG , você mencionará seu ataque, mas o inimigo somente será atingido se ele, em sua interpretação, assim achar melhor.


O que não significa que você vá ganhar ou perder por atingir ou deixar de atingir seu inimigo. Lembre-se que o que vale são sua capacidade literária e sua interpretação.

Citação :
Pequenos danos, como um arranhão na face ou algo do tipo são permitidos de serem colocados, mas outros tipos que não sejam aceitos pelo alvo do ataque são considerados Auto Hit. O uso de muito Auto Hit pode fazê-lo perder terminantemente a batalha.


Exemplo de Auto Hit :

Corro rapidamente até X , jogando diversas facas de arremesso em direção a ele. X desvia, mas logo toma uma estocada de minha katana no estômago.

Exemplo de Luta Correta :

Corro rapidamente até X , jogando diversas facas de arremesso em direção a ele. Se X desviar, saco a katana e rapidamente miro uma estocada em seu estômago.

Os combates tem duração máxima de 24h, ou 5 posts para cada combatente, em caso de apenas 2 combatentes.

Em caso de mais de 2 combatentes, os prazos são de 48h ou 3 posts para cada combatente.

Lembrando que os posts ocorrem em ordem, que pode ser definida pelos próprios combatentes ou por um avaliador (caso eles assim desejem).

Ex :

Jogador 1 faz seu post

Jogador 2 faz seu post

Jogador 3 faz seu post

Jogador 1 faz seu post (e assim vai)

Ganha-se de 0 a 2 pontos de experiência por combate, fora de missão, dados pelo avaliador.
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