Você acaba de entrar no mundo de One Piece Live RPG, onde construirá um personagem e se divertirá com ele. Mas como fazê-lo ?
Você sabe que este é um RPG de texto, o que significa que você precisa de produzir a vida de seu personagem, de certa forma, por sí mesmo.
Juntar-se a algum grupo, fazer carreira solo por um tempo, treinar vigorosamente ou nem pensar nisto, são todas escolhas que você faz. Comece, logo após passar por todos os passos do "Passo-a-Passo", por montar seu tópico "Dia-a-Dia", um dos tópicos mais importantes do RPG, e do qual se falará mais tarde.
Tendo já seu tópico de Dia-a-Dia, e talvez um bando, frota ou união, basta começar a jogar mesmo o RPG, o que consiste em interpretar a passagem de seu personagem pelas mais diversas situações, muitas vezes, à busca de missões.
Missões :
Estas são uma das formas de deixar seu personagem mais poderoso e efetivamente jogar. Andando pelo "Mundo One Piece" e suas ilhas, ou vendo a relação de missões abertas na parte "Aventuras", nos tópicos "Missões" e "Quests", você jogador encontrará tópicos onde dá-se um pequeno prelúdio e algumas outras informações para servirem de base a uma história montada pelos interessados em cumprir a missão.
O prêmio de uma missão é alguma experiência, e o de quests também inclui algum ítem mais precioso. O Avaliador tem justamente a função de avaliar o quão vale a missão\quest desenvolvida por seus interessados, e de distribuir pontos de experiência por ela.
Avaliadores podem abrir missões e quests a pedido de algum membro, ou caso queiram, determinando por seus próprios critérios quantas pessoas poderão participar delas, se podem haver pessoas de facções rivais e se haverá algum SNPC na missão.
Mais detalhes em tópico separado.
Dos pontos de experiência
Há neste jogo, em sua ficha, uma relação de atributos que chamamos de Stats. Na maioria dos rpgs, esta relação serve para mostrar o quão poderoso é o personagem, dizendo por exemplo, que ter uma força com 4 ptos significaria conseguir erguer 200Kg.
Já neste RPG as coisas não funcionam assim. Os Stats não limitam os atos e realizações de seu personagem, apenas o como ele lida com outros personagens de jogadores. A única coisa que pode limitar o poder de seu personagem em relação ao ambiente é você mesmo. E deve-se fazê-lo com bom senso, ou não serão dados muitos pontos de experiência por suas missões. É obvio que um personagem recém-criado dificilmente levantaria uma pedra de 300Kg, mas um personagem de Grand Line poderia fazê-lo.
Os pontos de experiência são pontos que se ganha para gastar nestes stats, ficando relativamente mais poderoso em relação a outros jogadores. Não que isso signifique ganhar batalhas mais facilmente.
Pelo contrário, em uma batalha, em uma missão, em uma quest, é levada em conta a interpretação que você faz do seu personagem, e mesmo que seu personagem seja ultra-poderoso, de nada adiantará se você não interpretar bem, pois a vitória na batalha irá para o que melhor interpretar seu personagem, isso é literal.
Um avaliador dará a vitória para o que melhor interpretar
Mais detalhes em tópico separado.
Do treinamento
Para aqueles que desejam aprender habilidades, profissões ou simplesmente ganhar um pouquinho a mais de exp, há os treinamentos.
Treinamentos são longas descrições de como seu personagem treina seu corpo e alma para ganhar alguma habilidade, como um médico estudando a medicina. Não há treinamentos com menos de 5000 caracteres bem escritos, e sua premiação em exp não é alta, vez que em uma missão real ganha-se muito mais sabedoria e habilidade, em uma luta de morte cresce-se muito mais que em simulações.
Porém, aqueles que assim desejarem, podem aprender algumas habilidades, além de ganhar um exp , assim evoluindo seu personagem ao mesmo tempo em que desenvolve um pouco mais da história dele em separado.
Mais informações em tópico separado.
Dos Eventos
Eventos costumam ser ótimas oportunidades para interagir com outros personagens. Há eventos das mais diferenciadas formas, como torneios e desafios, cada um valendo um pouco de exp, mas garantindo mais interação e interpretação, mais diversão que qualquer outra coisa.
Dos Combates
Estamos no Mundo de One Piece. Obviamente que conflitos entre os mais diversos personagens hão de ocorrer. Eles podem ocorrer no meio de quaisquer missões, às vezes de um treinamento (combine antes com o dono do treinamento, para evitar problemas entre os membros), e pode-se, em off-game, desafiar-se um outro jogador para uma batalha.
As batalhas são batalhas de interpretação. Tem-se um limite de posts e tempo, no qual todos os interessados da batalha, ordenadamente, devem narrá-la e demonstrar seus movimentos. O cenário será dado pelo Avaliador (pode-se pedir um cenário específico), mas este não irá interferir durante a batalha, apenas findo o tempo ou número de posts, para anunciar o(s) vencedor(es), e lhes dizer quanto e se ganharam exp, além de o direito de, caso seja um marine ou caçador, levar o outro (pirata) consigo para uma unidade da marinha e receber a recompensa por sua cabeça.
Das Mortes e Prisões
No One Piece Live RPG não existem mortes de personagens, a não ser que o jogador que o controla assim deseje. Uma prisão significará que o personagem perde a recompensa por sua cabeça, e foge da marinha, a menos que deseje ser executado.
Também não há danos permanentes. Um personagem pode perfeitamente perder um braço, ficar cego, etc, mas apenas se o jogador dono deste assim quiser. De outrem, seus ferimentos hão de recuperar-se como acontece com os personagens do anime/mangá.
Do Auto-Hit
Como já dito, o vencedor de uma batalha será aquele que melhor interpretar seu personagem e a situação com a qual ele lida. Em caso de lutas de bandos, será vencedor aquele que tiver melhor interpretação como um todo.
Neste contexto, não é necessário acertar o inimigo para vencer.
Como assim não é preciso acertar o inimigo ???!!!!!
Simples , não é. Neste RPG , você mencionará seu ataque, mas o inimigo somente será atingido se ele, em sua interpretação, assim achar melhor.
Pequenos danos, como um arranhão na face ou algo do tipo são permitidos de serem colocados, mas outros tipos que não sejam aceitos pelo alvo do ataque são considerados Auto Hit. O uso de muito Auto Hit pode fazê-lo perder terminantemente a batalha.
Exemplo de Auto Hit :
Corro rapidamente até X , jogando diversas facas de arremesso em direção a ele. X desvia, mas logo toma uma estocada de minha katana no estômago.
Exemplo de Luta Correta :
Corro rapidamente até X , jogando diversas facas de arremesso em direção a ele. Se X desviar, saco a katana e rapidamente miro uma estocada em seu estômago.